RECONSTRUÇÃO, NUTRIÇÃO E HIDRATAÇÃO: QUAIS AS DIFERENÇAS?
Assim como o nosso corpo, as nossas madeixas também precisam de nutrientes para crescerem fortes, bonitas e saudáveis. E, para isso, precisamos repor periodicamente esses nutrientes através da reconstrução, nutrição e hidratação. Cada um desses processos tem uma finalidade diferente e é responsável por tratar um tipo de problema capilar.
O famoso Cronograma Capilar às vezes acaba confundindo a cabeça das manas, e é sobre isso que vamos falar hoje. Vamos mostrar pra vocês a diferença entre cada uma das etapas: reconstrução, nutrição e hidratação.
Os três procedimentos podem ser feitos em casa e não exigem que você gaste com produtos caros para ter um ótimo resultado. Além disso, eles são essenciais para qualquer tipo de cabelo, das lisas às crespas, o importante é saber do que suas madeixas estão precisando. A dica é ficar de olho para problemas como fios quebradiços, opacos, com frizz, rebelde, entre outros.
Com isso em mente, vem conferir qual tratamento o seu cabelo precisa e quais as diferenças entre os três procedimentos.
RECONSTRUÇÃO
A primeira etapa do tratamento é a reconstrução da massa capilar. Isso nada mais é do que a matéria que compõe o nosso couro cabeludo. É a fase onde se repõe queratina, proteínas e aminoácidos que se perderam, principalmente por causa dos procedimentos químicos. Se o seu cabelo está muito frágil, quebradiço e/ou elástico, a reconstrução é o ideal para você.
Os componentes mais utilizados para a reconstrução são: queratina; creatina; arginina; cisteína; colágeno; proteína hidrolisada do trigo e do milho e aminoácidos.
O resultado de uma reconstrução mara das madeixas são cabelos fortes, brilhosos e encorpados. Além de garantir uma melhor proteção aos fios e deixá-los sedosos.
NUTRIÇÃO OU UMECTAÇÃO
A etapa de nutrição consiste na reposição de lipídios dos fios, que nada mais é do que a oleosidade natural das madeixas. Quando esses lipídios estão em falta no cabelo, ele fica sem brilho e com pontas duplas.
Os nutrientes mais utilizados nesse estágio são: óleos vegetais (argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça e oliva); manteigas vegetais (karité, cacau, cupuaçu e abacate); ceramidas e tutano vegetal ou animal.
O resultado dessa fase rende madeixas mais fortes, saudáveis e sem frizz, além de ser ideal para selar a etapa de hidratação.
Dica especialmente para as manas cacheadas e crespas: a etapa de nutrição é ideal para as suas madeixas! Isso porque com a curvatura dos cachos, a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade de chegar até as pontas. O que faz com que os fios fiquem com a aparência ressecada. Por isso, tenha sempre em mente a etapa da umectação 😉
HIDRATAÇÃO
Essa etapa, como o nome já diz, trata da reposição de água das madeixas. Quando o cabelo está desidratado, os fios ficam sem brilho, sem balanço e parecendo sem vida no geral. Isso ocorre como resultado da exposição dos fios ao sol, cloro, poluição, e é claro, às químicas.
Os componentes hidratantes mais conhecidos e utilizados são: babosa (aloe vera); glicerina; silicones; mel; vitaminas; D-pantenol e extratos vegetais.
O resultado após uma hidratação bem feita são cabelos macios, maleáveis e mais leves. Além disso, a reposição de água ajuda a reverter prejuízos causados pelos processos químicos e dar maior resistência ao fios.
MAS QUAL É O PAPEL DO CRONOGRAMA CAPILAR?
O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.
Por mais saudável que o seu cabelo esteja, ele é exposto a danos a todos os momentos, seja pela ação das ferramentas de calor (secador, chapinha, babyliss), ou até mesmo fatores externos como o sol, a poluição, a água do mar ou da piscina.
Se você faz algum tipo de processo químico no cabelo, alisamento ou tintura, os fios ficam ainda mais fragilizados e sofrem mais com essas agressões. Por isso, é muito importante manter um cronograma capilar para devolver aos fios todos os nutrientes perdidos no dia a dia.
Comments (1)
CRONOTHERAPY EM CASA…
Siga o passo a passo para cabelos incríveis !!!
Se os cabelos estão opacos, quebradiços e sem vida, faça uma sessão a cada semana e depois, a cada 15 dias.
1ª Semana – RECONSTRUIR (cabelos danificados frágeis e sem brilho)
Produtos: Shampoo Dz Caviar + Máscara Dz Caviar + Leave-in Hydratant + Dom Argan Oil.
2ª Semana – NUTRIR
cabelos altamente ressecados. Sela hidratando, devolvendo lipidios e elementos essenciais.
PRODUTOS: Shampoo DZ Caviar + Fluido Cauter + Leave in Hydratant + Dom Argan Oil
3ª Semana – HIDRATAR
Devolve a umidade, micromoléculas de água e forma filme protetor.
PRODUTOS: Shampoo DZ Amino, Máscara DZ Amino + Leave in Hydratant + Dom Argan Oil